A história da Azul Linhas Aéreas - Vale a pena investir em Azul?

 A história da Azul - Vale a pena investir em Azul?


Descubra tudo sobre a Azul Linhas Aéreas, a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com mais de 120 destinos nacionais e internacionais.


A empresa, fundada em dezembro de 2008, possui uma frota operacional de aproximadamente 170 aeronaves, empregando cerca de 13 mil tripulantes em mais de 900 voos diários.


A história da Azul Linhas Aéreas começa com David Neeleman, um brasileiro criado nos Estados Unidos e cofundador da canadense WestJet e das empresas aéreas americanas Morris Air, que viria a ser adquirida pela Southwest Airlines posteriormente, e a Jet Blue, empresa em que Neeleman se inspirou na criação da Azul.


Seguindo o exemplo de suas experiências na América do Norte, surgiram os primeiros boatos de que uma nova empresa aérea "low-cost" estava prestes a surgir no mercado brasileiro; uma companhia aérea que priorizasse o bem estar dos passageiros e pudesse atuar fora dos grandes centros urbanos.


Antes mesmo da divulgação do nome, a nova companhia aérea já havia feito o pedido de 36 aeronaves Embraer 195 novas de fábrica, modelo produzido pela brasileira Embraer e até então inédito no Brasil.


David se mostrou um visionário com o objetivo de trazer um serviço de qualidade, com conforto e tecnologia superior ao que era oferecido à época, onde até então TAM e Gol dominavam o setor aéreo nacional e centralizavam suas operações nos grandes centros.  


No começo, a Azul escolheu voar com aeronaves brasileiras E-190 e E-195 para sua nova operação. A decisão foi baseada no fato de que esses aviões tinham menos assentos e um custo operacional mais baixo em comparação com os aviões de suas concorrentes.


A empresa focou em oferecer conforto para fidelizar seus clientes e, ao fazer isso, conseguiu chegar a destinos que não eram atendidos por outras companhias aéreas, o que levou a um rápido crescimento nos primeiros anos de operação.


A nova companhia de Neeleman no brasil criou o site “voceescolhe.com.br” para que o público pudesse sugerir ideias de nome para a nova companhia aérea.


Mais de 110 mil usuários se cadastraram e as melhores sugestões foram escolhidas e colocadas em votação. Entre as opções estavam nomes como “Abraço, Alegria, Azul, Samba” e outros relacionados a características brasileiras.


Além disso, outras enquetes foram realizadas no site para saber qual cor combinava melhor com as aeronaves, o tipo de serviço a bordo e uniformes para a tripulação.


Apesar de não ter sido o mais votado, o nome vencedor foi Azul linhas Aéreas e o primeiro internauta a sugerir esse nome ganhou um passe vitalício com direito a acompanhante.


Quer entender toda a história da empresa? Acompanhe no vídeo a seguir com imagens!


Você quer saber mais detalhes sobre quais foram as estratégias da companhia para se tornar uma das maiores companhias aéreas do mundo?

Comentários