A história da Marcopolo - A marca do transporte brasileiro

 A história da Marcopolo - A marca do transporte brasileiro


Uma das mais tradicionais empresas de transportes brasileira, a Marcopolo é líder no mercado nos segmentos de carrocerias para ônibus e no desenvolvimento de soluções de eletromobilidade. Presente em mais de 140 países, a companhia se destaca pelo amplo portfólio de produtos e por sua versatilidade.


A Marcopolo foi fundada em 06 de agosto de 1949, em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, fruto do plano SALTE, idealizado pelo governo federal para atender às áreas de Saúde, Alimentação, Transporte e Energia, visando mudar a perspectiva da tradicional  economia agropecuária gaúcha e acelerar a industrialização do país. 


Inicialmente chamada de Nicola & Companhia LTDA, a empresa possuía oito sócios e quinze funcionários, tendo sido uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias para ônibus, que à época ainda eram de madeira. 


Em 1951, dois anos após a sua fundação, parte dos sócios dos irmãos Nicola deixaram a empresa, abrindo espaço para o jovem Paulo Bellini, à época com 22 anos e recém formado em Contabilidade. Com o auxílio de seu pai, Alberto Bellini, Paulo adquiriu as quotas disponíveis e se tornou sócio da empresa, sendo responsável pelas atividades de gestão. Filho de imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no final do século 18, Bellini auxiliou no aperfeiçoamento dos métodos de produção e propôs um novo modelo de administração da empresa.

Quer entender mais sobre a história da empresa? Acompanhe no vídeo a seguir com imagens!

Comentários