A história da Pepsi - Conheça a história da gigante de bebidas

A história da Pepsi - Conheça a história da gigante de bebidas


Muitas pessoas já ouviram falar de John Pemberton, o farmacêutico da Geórgia que criou a Coca-Cola em 1886, mas poucos sabem sobre a trajetória da sua maior concorrente.


Caleb Bradham, também um farmacêutico, criou o que viria a se tornar a Pepsi em 1898, doze anos depois da invenção da Coca-Cola.


Nascida na pequena cidade de New Bern, na Carolina do Norte, em 1893, a bebida, inicialmente chamada de "Brad's Drink", era composta de suco de limão, açúcar e baunilha, e começou a ser vendida como um remédio para má-digestão.


Contudo, a bebida acabou se tornando popular para fins recreativos, especialmente entre os meses de verão devido à sua propriedade refrescante. 

O refresco de Bradham é frequentemente associado ao sucesso da Coca-Cola, já que muitos argumentam que a própria Coca-Cola foi inspirada em uma conhecida bebida europeia, o "Vinho Mariano", que utilizava folhas de coca do altiplano andino em sua receita, mas sem álcool.


Cinco anos depois, em 1898, Bradham decidiu adicionar nozes-de-cola, um fruto originário da África que foi trazido para a América durante o período da escravidão.


Na mesma época a bebida foi renomeada para Pepsi-Cola, pois conforme anúncios da época a bebida trataria a “dyspepsia”, que significa indigestão.


Algumas fontes sugerem que Pepsi pode ter sido uma referência a enzima digestiva pepsina, contudo, tal enzima jamais foi utilizada como ingrediente da bebida.


Em 1906, a marca Pepsi criou um novo slogan "The original pure food drink" e passou por uma nova mudança no logotipo, a terceira em apenas oito anos.

Neste ano, a Pepsi já tinha quinze franquias nos Estados Unidos e a marca registrada no Canadá, produzindo 150 mil litros de xarope anualmente.

Em 1907, a Pepsi continuou a sua expansão, com uma rede de 40 franquias e registrando sua marca no México, alcançando um volume de produção de 400 mil litros.

Embora tenha tido algum sucesso nas primeiras décadas do século XX, a Pepsi-Cola Company enfrentou falência duas vezes, em grande parte devido à especulação de preços do açúcar, um de seus principais componentes.

Sem recursos para continuar operando, em 1923, Bradham vendeu a Pepsi para o investidor Roy Megarge por USD 30 mil e voltou a trabalhar como farmacêutico. Roy migrou a empresa para Richmond, no estado da Virgínia. Neste período, a empresa passou por um longo processo de reorganização, encerrando suas atividades em outros países e se dedicando exclusivamente ao mercado americano.
Devido a Crise de 1929 e a escassez de crédito no mercado, a empresa, ainda em reestruturação, quebrou novamente em 1931.

Curiosamente, em 1922 e 1933, a Coca-Cola Company teve a oportunidade de comprar a Pepsi-Cola Company, mas rejeitou ambas as ofertas.

Em vez disso, a empresa foi adquirida pela Loft Inc, a maior produtora e distribuidora de doces nos anos 20, que havia substituído suas máquinas de Coca-Cola por Pepsi-Cola em todas as suas unidades, trazendo grande visibilidade para a marca.

Quer entender toda a história da empresa? Acompanhe no vídeo a seguir com imagens!


Você quer saber mais detalhes sobre a história da Pepsi e quais foram as estratégias da companhia para se tornar uma das maiores fabricantes de bebidas do mundo?


Comentários