A história da Vale - A maior empresa brasileira

 A história da Vale - A maior empresa brasileira




A maior empresa do país em valor de mercado, a Vale é uma multinacional especializada na produção de minério de ferro, pelotas e níquel, com participações nos setores de energia elétrica e logística. 


A história da Vale teve início antes mesmo de sua fundação oficial. Em 13 de maio de 1904, a Companhia Estrada de Ferro Vitória a Minas realizou sua primeira operação e, atualmente, é uma das poucas ferrovias brasileiras que mantêm o transporte contínuo de passageiros.


A partir da implementação da estrada de ferro, em 1908, com a expansão das jazidas de ferro de Itabira, dois engenheiros ingleses obtiveram parecer favorável para o transporte do minério pela ferrovia, fundando, assim, a Brazilian Hematite Syndicate, ou Sindicato Brasileiro da Hematita.


Em 1911, o empresário norte-americano Percival Farquhar adquiriu todas as ações da Brazilian Hematite, substituindo seu nome para Itabira Iron Ore Company, recebendo autorização do governo brasileiro para funcionar. Seu objetivo era adquirir, explorar e aproveitar propriedades de minério em Itabira. 


Durante o Governo Vargas, o presidente destacou a importância da nacionalização das reservas minerais. Após vários pareceres, em 1939, o contrato da Itabira Iron Ore foi declarado inválido, fazendo com que perdesse as concessões federais e estaduais de que era detentora. No entanto, de acordo com o Código de Minas, a empresa ainda seria proprietária das terras e minas de ferro de Itabira, mas por pouco tempo.

Quer entender mais sobre a história da empresa? Acompanhe no vídeo a seguir com imagens!

Comentários