A história da Ambev - Vale a pena investir em Ambev?

A história da Ambev - Vale a pena investir em Ambev?


A Ambev é uma empresa brasileira fabricante de bebidas e uma das maiores empresas do Brasil em valor de mercado.


Pertencente ao grupo Anheuser-Busch InBev, formado em 2004 pela fusão da belga Interbrew e da brasileira Ambev, o grupo é o maior fabricante de cervejas do mundo, possuindo 69% de participação no mercado brasileiro.


A empresa é conhecida pela produção de diversos rótulos de cervejas, como Skol, Brahma, Budweiser e Corona, além da produção de refrigerantes, energéticos, sucos, isotônicos, águas e chás. 


A história da Ambev remonta à década de 1880, quando as cervejarias Brahma e Antarctica foram fundadas no Brasil.


Essas empresas logo se destacaram no mercado e dominaram a produção de cerveja nas décadas seguintes.


Antes mesmo de contarmos a história da Ambev, é importante mencionarmos sobre a fusão que envolveu as maiores fabricantes de cerveja do país. 


No ano de 1885, um grupo de empresários de São Paulo adquiriu um terreno na área de Água Branca com o objetivo de estabelecer a sede da Companhia Antarctica Paulista. Inicialmente, a empresa era um abatedouro de suínos e possuía uma fábrica de gelo.


Com isso, a partir da ociosidade da fábrica, o alemão Louis Büker, que desde 1868 possuía uma pequena cervejaria, se associou com outros empresários e criaram a primeira fábrica de cerveja do país com tecnologia de baixa fermentação. 


Na mesma década, mas no estado do Rio de Janeiro, o suíço Joseph Viliga fundou a Manufatura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, em 1888.


A pequena fábrica estabelecida na Rua Marquês de Sapucaí fabricava cerca de 12 mil litros de cerveja por dia na época, tendo crescido vertiginosamente ao longo das décadas seguintes. 


Com grande foco em inovação e diversificação no portfólio de produtos, Antarctica e Brahma se enfrentavam em uma batalha desenfreada em busca da liderança no mercado brasileiro de bebidas. Contudo, essa história viria a mudar no ano de 1971 com Jorge Paulo Lemann entrando em cena.


Naquele ano, Lemann fundou a Garantia, uma corretora de investimentos, e posteriormente convidou Carlos Alberto Sicupira e Marcel Herrmann Telles para se tornarem seus sócios.


Em 1976, a empresa foi adquirida pelo banco JP Morgan e tornou-se uma instituição bancária.


Quer entender toda a história da empresa? Acompanhe no vídeo a seguir com imagens!


Você quer saber mais detalhes sobre a história da Ambev e quais foram as estratégias da companhia para se tornar uma das maiores fabricantes de bebidas do mundo?


Adquira neste link o livro “De um Gole Só”, de autoria de Ariane Abdallah, onde é reconstituída a biografia da AB Inbev ― desde a compra da Brahma, em 1989, pelos sócios do banco Garantia Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, passando pela formação da Ambev, em 2000, até se transformar na cervejaria número 1 do mundo: https://amzn.to/3U2cSGp


Comentários