A história da Amaggi - A gigante do agronegócio brasileiro

 A história da Amaggi - A gigante do agronegócio brasileiro


Uma das empresas mais respeitadas do agronegócio brasileiro, a Amaggi é um grupo empresarial com participações nos setores de trading de grãos, transporte fluvial, beneficiamento de soja, geração de energia e na área financeira, sendo uma das maiores exportadoras de soja do mundo. Estabelecida no estado do Mato Grosso, a companhia possui operações no Brasil e em mais de sete países, contando com mais de 7 mil colaboradores.


Tais conquistas só foram possíveis graças ao passo inicial de seu fundador, André Antônio Maggi. Um dos maiores empresários do agronegócio brasileiro, André nasceu em 1927 na cidade de Torres, no Rio Grande do Sul. Durante sua adolescência, iniciou sua jornada trabalhando em uma serraria, onde adquiriu não apenas habilidades práticas, mas também um profundo conhecimento sobre o universo da madeira.


Em 1952, pouco tempo após deixar o serviço militar, André casou-se com Lúcia, a qual viria a ser a co-fundadora da Amaggi anos depois. Na época, o casal enfrentava uma situação financeira precária na cidade de Três Cachoeiras, no interior do Rio Grande do Sul. Em 1956, nasceu o único filho homem do casal, Blairo Maggi, que viria a ser o sucessor dos negócios da família.


Posteriormente, em uma conversa com um amigo, André soube que no oeste paranaense havia terras baratas e extremamente produtivas, mais precisamente na região de São Miguel do Iguaçu. Em 1961, o casal deu início ao primeiro empreendimento familiar, uma serraria chamada Fazenda São Vicente. Além da serraria, eles também começaram a cultivar feijão e adentrar no ramo da pecuária. Com os lucros obtidos com a venda do feijão e do gado, o casal investiu na compra de novas propriedades.


O negócio foi evoluindo ao longo do tempo, expandindo para o comércio de grãos em outras cidades e contratando cada vez mais funcionários. A partir dessa iniciativa, em 1977, por perceber que os negócios relacionados à madeira já não eram mais tão rentáveis, os empreendedores decidiram focar exclusivamente no comércio de grãos, e assim fundaram a Sementes Maggi.


Dois anos depois, em 1979, a família expandiu seus negócios e adquiriu suas primeiras propriedades no estado do Mato Grosso, na cidade de Itiquira. A aquisição de terras na cidade proporcionou um crescimento rápido do negócio, onde André descreveu esse acontecimento como uma descoberta lucrativa. 

Quer entender mais sobre a história da empresa? Acompanhe no vídeo a seguir com imagens!

Comentários