A história da Amazon - A gigante do e-commerce

 A história da Amazon - A gigante do e-commerce


Uma das maiores companhias do mundo, a Amazon é uma empresa de tecnologia multinacional com sede em Seattle, nos Estados Unidos. A empresa tem como foco principal o comércio eletrônico, tendo sido uma das empresas que revolucionou a maneira como as pessoas compram online. Hoje, a empresa possui um império que vai além das compras online, em áreas como computação em nuvem, streaming de conteúdo e inteligência artificial. 


No ano de 1994, a Amazon foi fundada por Jeff Bezos, um empresário e engenheiro que anteriormente atuava como analista em Wall Street. Percebendo as oportunidades no mercado ainda em desenvolvimento da internet, Bezos decidiu empreender e abrir seu próprio negócio. Juntamente com sua ex-esposa, MacKenzie, ele deu início à Amazon na modesta garagem, assim como muitas outras grandes empresas de tecnologia.


Inicialmente, Bezos vendia apenas livros em seu site devido à conveniência de adquirir, embalar e enviar os produtos para qualquer localidade. Embora tenha começado de forma modesta, a Amazon não demorou a abalar as grandes redes de livrarias nos Estados Unidos. Com disciplina e um método eficiente de comercialização e entrega, as vendas da Amazon decolaram rapidamente.


Logo no seu primeiro mês de funcionamento, a Amazon recebeu pedidos provenientes de todos os 50 estados dos EUA, assim como de 45 países ao redor do mundo. Em 1997, a empresa realizou sua oferta pública inicial de ações, demonstrando resultados impressionantes. Naquele ano, o catálogo já contava com mais de 2,5 milhões de livros e as vendas atingiram a marca de 148 milhões de dólares.


Em apenas três anos de existência, seu valor de mercado atingiu a marca de 300 milhões de dólares. Impulsionado pelo sucesso, Jeff Bezos procurou consolidar e expandir seus negócios. Assim, a Amazon diversificou sua oferta e passou a comercializar CDs, DVDs, jogos eletrônicos, roupas, acessórios e utensílios domésticos. Essa expansão permitiu à empresa atender às demandas de um público cada vez mais amplo e se tornar uma referência no comércio eletrônico.


Contudo, apesar do alto volume de vendas, a Amazon registrava resultados negativos a cada trimestre. Naquela época, o principal objetivo do empresário não era obter lucro imediato, mas sim promover o crescimento da empresa, fortalecer sua marca e construir uma sólida infraestrutura.

Quer entender mais sobre a história da empresa? Acompanhe no vídeo a seguir com imagens!

Comentários